O metrônomo é uma espécie de relógio que produz pulsos de forma regular e exata. Com esse instrumento é possível medir o tempo (andamento) e realizar estudos de interpretação musical. Existe dois tipos de metrônomo: o metrônomo de pêndulo (mecânico) e o elétrico.
O metrônomo mecânico é semelhante a um relógio despertador e utiliza um pêndulo para regulação do pulso, sendo que cada oscilação corresponde um tempo do compasso. Há também metrônomos eletrônicos, em que cada pulso é indicado pelo piscar de um LED e/ou por um som eletrônico.
O metrônomo foi inventado em 1812 por um relojoeiro de Amsterdã chamado Dietrich Nikolaus Winkel. Em 1816, Johann Mälzel, depois de copiar muitas das ideias de Winkel, recebeu a patente pelo metrônomo portátil. Um ano depois, notou-se nas composições de Beethoven marcas de metrônomo, embora essas marcas que foram colocadas em suas peças fossem extremamente rápidas, o que levou a alguns estudiosos a acreditar que as medidas do metrônomo utilizado fossem muito imprecisas.
Os músicos utilizam metrônomos para manter um tempo padrão, ou seja, um pulso regular ao longo de toda a composição ou uma de suas seções. Mesmo em peças que não possuem marcação rígida de tempo, um metrônomo pode ser usado para indicar o tempo em torno do qual as variações serão realizadas. Enfim, é uma ferramenta muito útil e que pode ser utilizada em versão web aqui.
A grande maioria dos teclados eletrônicos possuem a função de metrônomo e muitos programas de edição de áudio e partituras também, como por exemplo o Audacity e o Cakewalk.
metronomo, metrônomo, metronome, metronomo online, metronome online, medir o tempo, musica, espaço de tempo, relógio, administração de tempo, batida, ritmo, tempo, pulso, composição, músicos