Metrônomo Online





O que é um metrônomo?  


Copie o código abaixo e tenha um metrônomo em seu site:

O metrônomo é uma espécie de relógio que produz pulsos de forma regular e exata. Com esse instrumento é possível medir o tempo (andamento) e realizar estudos de interpretação musical. Existe dois tipos de metrônomo: o metrônomo de pêndulo (mecânico) e o elétrico.

O metrônomo mecânico é semelhante a um relógio despertador e utiliza um pêndulo para regulação do pulso, sendo que cada oscilação corresponde um tempo do compasso. Há também metrônomos eletrônicos, em que cada pulso é indicado pelo piscar de um LED e/ou por um som eletrônico.

História do metrônomo


O metrônomo foi inventado em 1812 por um relojoeiro de Amsterdã chamado Dietrich Nikolaus Winkel. Em 1816, Johann Mälzel, depois de copiar muitas das ideias de Winkel, recebeu a patente pelo metrônomo portátil. Um ano depois, notou-se nas composições de Beethoven marcas de metrônomo, embora essas marcas que foram colocadas em suas peças fossem extremamente rápidas, o que levou a alguns estudiosos a acreditar que as medidas do metrônomo utilizado fossem muito imprecisas.

Utilização do metrônomo


Os músicos utilizam metrônomos para manter um tempo padrão, ou seja, um pulso regular ao longo de toda a composição ou uma de suas seções. Mesmo em peças que não possuem marcação rígida de tempo, um metrônomo pode ser usado para indicar o tempo em torno do qual as variações serão realizadas. Enfim, é uma ferramenta muito útil e que pode ser utilizada em versão web aqui.

  A grande maioria dos teclados eletrônicos possuem a função de metrônomo e muitos programas de edição de audio e partituras também, como por exemplo o Audacity e o Cakewalk.

Marcadores  


metronomo, metrônomo, metronome, metronomo online, metronome online, medir o tempo, musica, espaço de tempo, relógio, administração de tempo, batida, ritmo, tempo, pulso, composição, músicos